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quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ética globalizada & Sociedade de consumo: Países Periféricos e Globalizados


Abaixo segue uma resenha crítica do Capítulo II do livro: Ética globalizada & Sociedade de Consumo, capítulo esse intitulado: Países periféricos e globalizados.

Com o término da leitura e interpretação do livro: “Ética globalizada e Sociedade de consumo” de Júlio José Chiavenato concluímos que a Globalização é um processo que tem muita influência na vida dos homens, os processos de modificações contribuíram para que a humanidade pudesse obter conhecimento de forma mais rápida e eficaz, mas ao mesmo tempo, beneficia para que a desestruturação social ocorra, sendo destaque a violência, fome, miséria etc. 
 
Dessa forma, a globalização possui dois lados o positivo, facilitando a vida humana e o negativo, o fato dessa ser utilizada pelos dominantes influentes para alienar os subordinados. Desse modo, é perceptível que o "ser", no mundo globalizado, está desaparecendo, oferecendo o lugar para o "ter", pois o consumo é o mais importante e, se você não tem, fica à margem da sociedade.
Por conseqüência, são realizadas as mudanças de valores sociais, em que passou a existir a expansão comercial, pois no contexto de importação e exportação os países subdesenvolvidos saem perdendo, em função dos desenvolvidos fazerem uso de seu poder financeiro, tecnológico e político para massacrar e escolher o que quer. Trazendo para o campo brasileiro, nota-se que o Brasil, mesmo com os avanços existentes, ainda esta no patamar do ser explorado, pois ainda fornece matéria prima para os países industrializados e compra os produtos por preços absurdos.
O consumo é a palavra chave para a globalização, pois como a economia é capitalista, essa induz o indivíduo a consumir. Mas, percebe-se que, essa indução leva também, além do gastar, a inadimplência, pois o consumidor vê muitas facilidades e compra sem pensar.

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