Todo público é considerado massa e toda massa é atacada pela mensagem.
As questões lançadas nos EUA foram de mercado, poder e audiência. Ocorreu no período das duas guerras mundiais ( especialmente nos anos 20 e 30). Foi uma época em que o meio de comunicação entre as pessoas era a carta.Depois de um bom tempo, com a evolução e o avanço da tecnologia, passou a surgir o rádio e a televisão. A primeira impressão que causava nas pessoas era de espanto, pois nunca haviam visto algo assim. Começaram então a perceber que tudo que era lançado na mídia, tinha um grande efeito sobre a população de massa.
A população de massa era facilmente de ser manipulada, existindo assim, um conceito muito forte de alienação.
Teoria Hipodérmica: seu modelo foi uma das primeiras teorias da comunicação propriamente dita, ajuda a entender como teorias posteriores se organizaram.
Ex, teoria de Lasswell: " Quem? diz o que? para quem? em que canal? com que efeito?"
Se preocupa mais com o efeito que a mensagem vai ter sobre o receptor. (feedback)
Nenhum comentário:
Postar um comentário